Intercâmbio em cooperativismo

A Central das Cooperativas e CONSAD do Extremo Oeste Catarinense receberam no dia 16 de abril de 2015 a visita de técnicos da Emater e representantes das cooperativas da agricultura familiar do Oeste do Paraná. O evento ocorreu na sede do Consad em São Miguel do Oeste/SC.

O objetivo da visita foi a troca de experiência entre os participantes em organização, cooperação e comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Estiveram presente representantes de 3 três cooperativas paranaense e 2 técnicos da Emater, totalizando uma comitiva de 12 pessoas. Pelo CEADES fizeram parte do evento o coordenador institucional Ronaldo Martins, o diretor financeiro Dirley Bertocchi e a equipe técnica que atua no território.

O CONSAD é uma experiência histórica no Brasil de organização intermunicipal – 19 municípios – e territorial que foi implantado no Extremo Oeste em 2003 pelo CEADES em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e vem sendo acompanhado de forma permanente pelo Instituto nestes 11 anos de trajetória. Seu principal enfoque tem sido o desenvolvimento da sanidade agropecuária (SUASA) dos produtos das agroindústrias visando superar a fragmentação tradicional que ocorre no País, onde cada ente da federação tem seu próprio sistema de inspeção e sanidade, sendo, muitas vezes, um dos principais empecilho para a comercialização de produtos de origem animal.

A Central das Cooperativas, estratégia constituída também pelo CEADES em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego em 2013, congrega 14 cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária. E tem como principal finalidade a compra de insumos de forma coletiva e pretende avançar, no médio prazo, para realizar também a comercialização dos produtos das cooperativas.

Na programação do encontro foi possível apresentar estas duas experiência de forma bastante detalhada, procurando rememorar suas trajetórias, desafios e perspectivas de consolidação. “É claro que o sucesso destes empreendimentos se devem a uma série de fatores que muitas vezes não podem ser replicados pois são do próprio lugar”, lembra o coordenador do Ceades, Ronaldo Martins, “no entanto, são referências que fortalecem a confiança na cooperação e animam as lideranças para seguirem adiante”.

No curso da programação também foi apresentada a nova metodologia que vem sendo construída pelo CEADES denominada de Assessoria Organizacional para Empreendimentos Cooperativos, que tem como objetivo ajudar sobretudo no aprimoramento da gestão das cooperativas e agroindústrias. Esta metodologia é resultado das experiências acumuladas pelo CEADES nestes 12 anos de sua história, reforçam os diretores do CEADES, Ronaldo e Bertocchi, e estamos colocando à disposição das organizações populares e dos gestores públicos.

Para concluir as atividades do evento, os visitantes foram convidados a conhecer algumas agroindústrias de pequeno porte no interior de São Miguel do Oeste e no município de Gurauraciaba.

Na opinião da direção do CEADES e de sua equipe técnica, as experiências do Consad e agora da Central das Cooperativas, dentre outras que o Instituto desenvolve tem chamado a atenção de outras regiões o que tem atraído inúmeros visitantes, em especial, nas temáticas de organização, cooperação e comercialização.

 

 

.

Deixe uma resposta?