Ceades: novo ano, novas perspectivas

Em dezembro de 2014, o CEADES realizou mais uma vez seu encontro anual com a presença dos sócios, colaboradores e equipe administrativa. O Instituto avaliou suas ações internas e externas e definiu algumas linhas que orientam as principais perspectivas, sobretudo, diante do novo cenário político nacional e outros elementos conjunturais que costumam influenciar na tomada de decisão dos gestores.

Internamente, ao longo de 2014, o CEADES fez uma série de mudanças visando aprimorar sua gestão. Desde julho passado, Colmar Domingues assumiu a coordenação técnica do CEADES, interinamente. O novo arranjo administrativo visa melhorias na estratégia operacional. Em relação aos projetos, 2014 foi marcado pela atuação do CEADES na linha do Ater Mais Gestão no estado de Goiás, com 20 cooperativas da agricultura familiar, o qual entra no seu segundo ano, devendo ser finalizado até Dezembro de 2015.

No marco da articulação institucional, a novidade fica por conta das ações feitas no território da Cantuquiriguaçu em parceria com SEBRAE e prefeituras do território.

Cabe destaque informar que vencemos uma chamada pública do Ministério da Agricultura-MAPA, cujo o objetivo é trabalhar com organização, capacitação e assistência técnica para aquicultores do território da Cantuquiriguaçu.

Outro projeto importante e em andamento é o de apoio aos empreendimentos cooperativos e solidários, no Extremo Oeste Catarinense, com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, cujo inicio se deu no segundo semestre de 2014.

PERSPECTIVAS 2015

Em relação as perspectivas para 2015, houve consenso em buscar novas oportunidades em direção ao caminho da assistência técnica, bem como prospectar novas fontes de trabalho em outras linhas de ações que não sejam os projetos públicos, muito embora estes tenham sido um marco importante durantes 12 anos de caminhada da entidade. Na atual conjuntura a implementação e execução deles estão cada vez mais complexos do ponto de vista da gestão e da burocracia exigida pelos órgãos de controle da União. A ideia central está em consolidar cada vez mais a marca do CEADES na atuação em processos de desenvolvimento socioeconômicos e cooperativos.

O ANO NOVO COMEÇA COM ENCONTRO DA EQUIPE DO CEADES

Visando implementar os ajustes realizados no ano anterior e se preparar para as atuações no ano de 2015, o ano começa com planejamento do CEADES. Na primeira etapa foi o planejamento interno com a equipe administrativa e os coordenadores dos projetos. Em seguida, foi marcada por reuniões institucionais com parceiros. Cada destacar o evento realizado em 14 de janeiro último com o SEBRAE da região de Cascavel-PR. Como resultado desse importante encontro, sela-se a parceria de ambos (Sebrae e Ceades), para implementar o projeto do MAPA para aquicultura no território da Cantuquiriguaçu.

Em Brasília, no período de 15 a 16 de Janeiro, foi realizada a reunião de planejamento de atividades do projeto ATER MAIS GESTÃO Goiás. No encontro 11 técnicos do projeto e coordenação institucional do Ceades discutem metodologicamente a etapa 2015 da implementação das ações de visitas de assistência técnica e extensão rural para as Cooperativas daquele Estado.

Na opinião da coordenação institucional, “os próximos 12 meses do ano serão de intensa atividade, com agendas de acompanhamento técnico e discussão institucional com parceiros, além é claro da prospecção de novas oportunidades”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta?