Seminário em São Miguel do Oeste lança projeto de Apoio às Redes de Cooperação

O Ceades, o Fórum Extremo Oeste de Economia Solidária (Feoes) e a Rede de Educação Cidadã (Recid) realizaram, no último dia 10 de novembro de 2014, o Seminário “Diálogos: Redes de Cooperação e Economia Solidária”.
Na ocasião, aconteceu o lançamento oficial do projeto de “Apoio e fortalecimento às redes de cooperação constituídas por empreendimentos econômicos solidários em cadeias produtivas e arranjos econômicos territoriais e setoriais de produção, comercialização e consumo sustentáveis e solidários.” Este projeto é uma parceria com Ceades e MTE, o qual apoiará mais de 20 empreendimentos econômicos solidário do território, articulando e consolidando a rede de cooperação solidária do Extremo Oeste.

O evento discutiu, sob coordenação do Prof. Carlos Eduardo Arns da Unochapecó, a trajetória da cooperação no Oeste de Santa Catarina e os tipos de cooperação e estratégias Cooperativistas. O painel “Conceito de Redes de Cooperação na Economia Solidária”, com o assessoria de Claudio Nascimento/SENAES/TEM, debateu o CADSOL – Cadastro Nacional de Empreendimentos Solidários e o Projeto de Lei Nacional de Economia Solidária, com a participação da educadora popular Adriana Cardoso, da Rede Xique Xique de Comercialização Solidária. Por fim, tratou dos desafios e conquistas do Fórum Extremo Oeste de Economia Solidária (Feoes).

Na avaliação da equipe do Ceades, o evento foi positivo, com muitos debates, integração e trocas de experiências. Samile Kania, coordenardora do projeto, salienta que “as atividades do projeto tiveram inicio ainda no mês de agosto, contando com equipe de três técnicos trabalhando na Central, cujo escritório localiza-se na cidade de Guaraciaba”. Informou ainda que “além da estruturação dessa Central, o projeto pretende desenvolver ações de capacitação e oficinas baseadas nos princípios da economia solidária a fim de que seja fortalecida as discussões de redes de cooperação no território, além de propor com isso, alternativas de sustentabilidade para os Empreendimentos Econômicos Solidários do Extremo Oeste”.

O encerramento do seminário “Diálogos: Redes de Cooperação e Economia Solidária.” foi marcado com delicioso café colonial com produtos dos empreendimentos solidários que compõem a rede de empreendimentos do Extremo Oeste Catarinense.

 

 

 

 

 

 

.

Deixe uma resposta?