CEADES 11 anos

Hoje, dia 28 de agosto de 2014, o CEADES – Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento – com sede na cidade de Chapecó/SC, está completando 11 anos de fundação. Isso representa um passo na sua história e na nossa vida.

Surgiu em 2003. Inciativa de um grupo de técnicos – agrônomos, administradores, assistentes sociais, filósofos, engenheiros, dentre outras formações – que vinham trabalhando engajados nos processos de transformação do Brasil, ajudando no planejamento, criação e implementação de políticas públicas com os governos municipais, estaduais e federal. Ao mesmo tempo, contribuindo para ampliar e fortalecer a participação da sociedade e das populações mais pobres, rurais e urbanas.

Nosso grande trabalho – que hoje é de abrangência nacional – está centrado na organização da produção de alimentos saudáveis e sustentáveis para a população brasileira com desenvolvimento e geração de renda, cooperativismo e educação popular.

Já em 2004, o CEADES foi implementador do CONSAD – Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local para 19 municípios do Extremo Oeste Catarinense e ali apoia ainda hoje a organização e fortalecimento de mais de 20 cooperativas e agroindústrias da agricultura familiar e economia solidária, as quais hoje estão criando uma Rede de cooperação solidária e a constituição de uma Cooperativa Central.

Na última década, foi parceiro do Ministério da Pesca e Aquicultura para constituição dos territórios da pesca na Região Sul e hoje apoiando mais de 40 empreendimentos do setor da pesca.

E também foi parceiro do Ministério do Desenvolvimento Agrário na dinamização econômica dos territórios rurais e da cidadania, realizando planos de negócios para empreendimentos da agricultura familiar e implementando bases de serviços de apoio a comercialização de produtos da agricultura familiar e economia solidária em diversos territórios do país.

Atua ainda em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul no apoio ao desenvolvimento de ações junto aos territórios rurais e da cidadania, uma política do Governo Federal, que tem ampliado e melhorado consideravelmente a participação e o desenvolvimento dos pequenos e médios municípios onde se concentram as atividades da agricultura familiar.

O CEADES tem ainda escritório em Brasília e está prestando serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) para 20 Cooperativas da Agricultura Familiar no Estado de Goiás, atividades voltadas para a gestão destas cooperativas na comercialização dos seus produtos.

A capacidade de articulação e cooperação tem sido também uma de suas marcas. O CEADES tem hoje parceria com FAO, IICA, MDA, MTE, MDS, MPA, UFFS, Sebrae/PR, Sebrae/GO, Unochapecó, Redes de Ongs de Santa Catarina, outras Ongs do Brasil, faz parte da rede de ATER nacional, dentre outros.

Por isso o CEADES está de parabéns pelos seus 11 anos e quer comemorar isso com todos os seus parceiros e colaboradores.

Ronaldo Martins

Coordenador Institucional do CEADES

Deixe uma resposta?